Dove è il Portogallo?

Situações caricatas sucedem-me neste país, do tipo, vou à esteticista, e ela pergunta-me simpaticamente, então de onde és, não és italiana, eu sorrio e respondo, não, sou de Portugal, sou portuguesa, de Lisboa, e ela responde-me com um sorriso, ah eu logo vi pelo teu sotaque espanhol!
Bom está bem, penso eu, vou responder-lhe que Espanha não é Portugal, mas ela continua feliz o seu discurso, ah adoro a paella, e logo de seguida penso, como posso interrompê-la neste momento e dizer-lhe que está enganada, não posso estragar-lhe todo aquele seu prazer em falar de Espanha e na sua gastronomia, e continua, mas que fazes tu aqui neste país, no meio desta crise, os homens em Espanha são tão bonitos, ah e Barcelona que linda!
Bem, entretanto desisti de tentar explicar-lhe fosse o que fosse, de lhe desfazer aquele prazer, e deixá-la envergonhada e embaraçada, então limitei-me apenas em sorrir e deixei-a continuar a exprimir os seus gostos, dizendo-lhe que sim, é verdade Barcelona é linda, que não era mentira nenhuma.
Não é a primeira vez que encontro aqui pessoas que pensam que Portugal é em Espanha ou que em Portugal se fala espanhol ou há ainda quem me pergunte também, mas já num outro tipo de situações, se Portugal é comunidade europeia?
Surprende-me e fico sem resposta.

Texto: Clara Marchana

Comentários

Anónimo disse…
se disseres que é a terra do mourinho e do cristiano ronaldo sabem logo o que é... ;op

c

Mensagens populares